10 de Setembro – Dia Mundial de Prevenção ao suicídio
- http://www.nidhumano.com.br
- 10 de set. de 2017
- 2 min de leitura

Maíra A. Andrade Madeira
Muitas pessoas acham a vida tão preciosa que não conseguem entender por que alguém voluntariamente acaba com ela. Entretanto, de acordo com um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos uma pessoa se suicida no mundo a cada 40 segundos. Desta forma, o suicídio se tornou uma verdadeira epidemia de proporções globais, sendo uma preocupação constante em vários países. No Brasil, já se tornou um problema de saúde pública com o registro de aproximadamente 9 mil suicídios por ano ou uma morte a cada hora.
No Dia Mundial de Combate ao Suicídio, 10 de setembro, vale frisar que os números têm aumentando principalmente entre a população jovem. O suicídio é a terceira causa morte entre homens com idade de 15 a 29 anos e os distúrbios mentais estão associados a praticamente 100% de todos os suicídios registrados no país, contudo, embora o transtorno psiquiátrico seja condição necessária não é suficiente para o comportamento suicida.
É duro acreditar que crianças pequenas possam ser tão infelizes a ponto de tentar tirar suas vidas, porém, os suicídios entre crianças de 5 à 14 anos, tornou-se a quinta principal causa de morte nessa faixa etária. Crianças suicidas tendem a ter sofrido perdas precoces, frequentes e estressantes, como divórcio ou morte dos pais. Elas tendem a ser deprimidas, desesperançadas, impulsivas e zangadas. Alguns “acidentes” pré-escolares podem, na verdade, ser tentativas deliberadas de suicídio. Um estudo mostrou que a maioria das crianças suicidas tinham pais que não as desejavam e que as violentavam ou negligenciavam, tinham sido afastadas de seus pais pelo divórcio, colocação em casas-lares, adoção ou morte, e todas mostravam perturbações no comportamento de apego. A terapia lúdica desenvolvida neste estudo, revelou os motivos das crianças tentarem se matar, punir a si mesmas, fugir ou remediar suas situações dolorosas, ou ir ao encontro de uma pessoa querida, como um pai morto. Algumas pareciam acreditar que a morte é reversível Leia mais aqui...
コメント