top of page

Filmes marcantes sobre doenças raras

  • Arlan A. Ferreira
  • 22 de jul. de 2017
  • 3 min de leitura

Olá a todos . Acredito que esteja tudo ótimo com vocês. Há muito tempo a sétima arte tem inserido em suas produções temas sobre doenças raras. E são muitos os filmes que nos deixam emocionados por se tratar não só do problemas de personagens, reais ou fictícios , mas também de sua superação, com direito a uma sempre participação da família destes. Baseado no site Getro.com, listei alguns filmes que muitos devem conhecer, e é claro , motivo maior vem da emoção que sentiram ao assistí-los. Achei melhor não enumerar. Nossas emoções já os classificam automaticamente. São esses :)

-O Oitavo Dia- 1996- (Síndrome de Down)

-Uma Mente Brilhante -2001- (Esquizofrenia)

-Rain Main -1988- (Autismo)

-Melhor é Impossível- (Autismo)- (TOC)

-Agnosia (Espanha 2010): Agnosia Neuropsicológica

-O Menino da Bolha de Plástico (The Boy in the Plastic Bubble, EUA 1976): Este telefilme baseado em fatos reais conta a história de Tod Lubitch (John Travolta em inicio de carreira), portador desde o seu nascimento de Imunodeficiência Severa Combinada, ou SCID

-Decisões Extremas (Extraordinary Measures, EUA 2010): Brendan Fraser e Keri Russell são os pais de duas crianças que sofrem da Doença de Pompe, uma enfermidade genética que afeta os músculos e o sistema nervoso levando à dependência de cadeira de rodas e à morte entre o início da infância e o meio da vida adulta.

-A Pele (Fur: An Imaginary Portrait of Diane Arbus, EUA 2006): Nesta biografia com toques “imaginários” como sugere o título original, Robert Downey Jr. encarna o vizinho da famosa fotógrafa Diane Arbus (Nicole Kidman), um sujeito que sofre de Hipertricose, uma condição rara que faz o corpo inteiro (inclusive o rosto) ser recoberto de pêlos.

-O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button, EUA 2008): Os portadores da Síndrome de Hutchinson-Gilford, apresentam sintomas de envelhecimento precoce por volta dos 18 meses. Essa doença incurável acelera em cerca de sete vezes o processo de envelhecimento, pois é causada por um defeito no código genético da criança.

-Marcas do Destino (Mask, EUA 1985): Melodrama baseado na história verdadeira de Rocky Dennis, um adolescente desfigurado que sofre de Displasia Craniometafisária, ou DCM, doença óssea hereditária caracterizada por alargamento e hiperostose dos ossos do crânio e face.

-Como Se Fosse A Primeira Vez (50 First Dates, EUA 2004): Divertida e simpática comédia romântica onde Drew Barrymore faz uma garota que, após um acidente de carro, passa a sofrer de Amnésia Anterógrada(batizado no longa com o nome fictício de Síndrome de Goldfield), uma neuropatologia bastante rara que causa desorientação temporal e falta de memória de curto prazo. Ela lembra de tudo até o dia do trauma, mas não guarda novas informações após uma noite de sono.

-O Óleo de Lorenzo (Lorenzo’s Oil, EUA 1992): Baseado na história verídica de Lorenzo Odone, o filme mostra o desespero dos pais (Nick Nolte e Susan Sarandon) de um menino de cinco anos que descobre ser portador de Adrenoleucodistrofia, também conhecida como ADL, uma anomalia degenerativa incurável que ataca o sistema nervoso.

-Simple Simon (I Rymden Finns Inga Känslor, Suécia 2010): Simon (Bill Skarsgård) é um rapaz de 18 anos que tem Síndrome de Asperger, uma desordem de espectro autista, que provoca dificuldade de interação social, dificuldades em processar e expressar emoções, interpretação literal da linguagem, perseveração em comportamentos estereotipados e resistência a mudanças.

-O Líder da Classe (Front Of The Class, EUA 2008): Drama familiar inspirado na vida de Brad Cohen, um homem diagnosticado desde criança com Síndrome de Tourette, desordem neurológica caracterizada por tiques, reações rápidas, movimentos repentinos (espasmos) ou vocalizações que ocorrem repetidamente com considerável frequência.

-Dr. Fantástico (Dr. Strangelove, EUA 1964): Dirigido por Stanley Kubrick a partir do livro Alerta Vermelho, o longa traz Peter Sellers interpretando três papéis distintos: o presidente dos Estados Unidos, um oficial da Força Aérea Britânica e o Dr. Fantástico, um ex-cientista nazista paraplégico que sofre com aSíndrome da Mão Alienígena, um distúrbio neurológico causado por um trauma cerebral, onde o portador começa a acreditar que uma de suas mãos não pertence ao próprio corpo e pode tentar estrangulá-lo, a qualquer momento.

-O Homem Elefante (The Elephant Man, EUA 1980): Baseado no caso real do inglês Joseph Merrick (intepretado por John Hurt), portador da Síndrome de Proteus, uma anomalia que provoca malformações cutâneas e subcutâneas, propiciando o surgimento de tumores. A doença também causa crescimento irregular dos ossos e membros e hiperpigmentação, desfigurando a pessoa completamente. Apesar de inteligente e sensível, Merrick é tratado como retardado e vira atração de circo até um médico (Anthony Hopkins) levá-lo para o hospital onde trabalha.

Fonte; http://www.getro.com.br/2011/12/melhores-filmes-sobre-doencas-raras/#.WXNv9hXyvIU


 
 
 

Kommentare


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 by Maple Park Family Practice. Proudly created with Wix.com

bottom of page