Especialistas esclarecem população sobre casos de malária na região serrana do Rio
- Arlan alves ferreira
- 30 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
Fonte: Agência Fiocruz de Notícias
Foram confirmados casos de malária em indivíduos com histórico de deslocamento para áreas cobertas por Mata Atlântica ou próximas a ela no estado do Rio de Janeiro. São chamados de casos autóctones, cuja transmissão aconteceu nesse período na região serrana do estado do Rio de Janeiro, entre pessoas que visitaram a localidade. Especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que atua como referência em malária para a região extra-Amazônica, tranquilizam a população e orientam como profissionais de saúde, moradores e turistas devem agir em caso de suspeita da doença. Eles reforçam que o diagnóstico rápido é fundamental e divulgam o Malária-Fone, serviço disponível para atender profissionais de saúde que precisem de auxílio em casos suspeitos.
Desde 2008, a investigação e o monitoramento dos casos autóctones da Mata Atlântica do estado do Rio atendidos pelo ambulatório de Doenças Febris Agudas - por meio da médica e pesquisadora Patrícia Brasil - e diagnosticados pelo Serviço de Parasitologia do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) - com atividade dos pesquisadores Graziela Zanini e Sidnei Silva - são realizados por estudos envolvendo a pesquisadora Maria de Fátima Ferreira-da-Cruz, do Laboratório de Pesquisa em Malária, e o pesquisador Ricardo Lourenço, do Laboratório de Transmissores de Hematozoários do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que integram o Centro de Pesquisa Diagnóstico e Treinamento em Malária da Fiocruz (CPD-Mal). Antes mesmo da estruturação oficial da atividade de referência no tema, pesquisadores do IOC/Fiocruz e do INI/Fiocruz acompanham a questão da ocorrência de malária em regiões de Mata Atlântica desde 1993.
O Malária-Fone é uma linha exclusiva para fornecimento de informações sobre a doença, inclusive sobre os locais para diagnóstico e tratamento. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, podendo ser acionado 24h por dia para casos específicos de emergência médica (paciente febril com suspeita da doença). Contato: (21) 99988-0113. Leia mais aqui...
Comments