Vacinação preventiva contra Febre Amarela no Rio acontece a partir deste sábado ( 25/03) em 233 clin
- Arlan alves ferreira
- 25 de mar. de 2017
- 3 min de leitura

Primeiro foi Minas Gerais e mortes misteriosas de macacos nas áreas de matas. Nas divisas com Espírito Santo, outra mortes de primatas e casos comprovados de febre Amarela, com Óbitos resultando em medo e atenção nos dois estados eté atravessar a fronteira carioca. Não demorou muito e o primeiro caso de morte de um morador em Casemiro de Abreu deixou o Rio de Janeiro em estado de alerta total.
Até então somente pessoas que fosse para as áreas com casos de febre amarela podiam ser vacinados. Agora a vacinação preventiva é para todos no município do Rio, (ou melhor, quase todos) neste sábado (25/03). Vale reforçar: nem todo mundo pode ser vacinado.
Vacina
A Vacinas da febre amarela (17DD) é composta de um vírus vivo atenuado (vírus semi- morto), sendo produzida inclusive no Brasil (Rio de Janeiro). Deve ser aplicada, pelo menos, dez dias antes de qualquer viagem para áreas de risco, no Brasil ou no exterior.
Quem pode tomar ?
Pessoas de 6 meses a 60 anos de idade que moram ou que vão viajar para regiões de risco. A zona próxima ao litoral do Brasil está fora da região de febre amarela. Importante saber que quem vai viajar deve receber a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem.
Vacinação em relação às crianças:
0 - 6 meses: NÃO PODEM VACINAR
6 - 8 meses: Somente vacinar se forem viajar áreas de ocorrência da doença. (PRECISA DE AUTORIZAÇÃO MÉDICA PARA VACINAR) Anexar ao termo de esclarecimento e autorização que a mãe deverá assinar
Mães que amamentam bebês de 0 - 6 meses: NÃO PODEM VACINAR
Mães que amamentam bebês de 6 - 8 meses: Somente vacinar se for viajar para áreas de ocorrência da doença. DEVERÃO TER AMAMENTAÇÃO SUSPENSA POR 28 DIAS. PRECISA DE AUTORIZAÇÃO MÉDICA. Anexar ao termo de esclarecimento e autorização
Crianças de 6 meses a 9 meses de idade incompletos
A vacina está indicada somente em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem inadiável para área de risco de contrair a doença.
Crianças de 9 meses até 5 anos incompletos
Uma dose deve ser dada a partir 9 meses de idade, com reforço aos 4 anos de idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.
Pessoas a partir de 5 anos, que já receberam uma dose da vacina
Deve ser dada uma única dose de reforço, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.
Pessoas a partir de 5 anos que não foram vacinadas
Dar duas doses da vacina com 10 anos de intervalo.
Pessoas a partir dos 5 anos de idade que já receberam 2 doses
São consideradas vacinadas
Pessoas com 60 anos e mais que nunca foram vacinadas
O médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária ou decorrentes de comorbidades.
Gestantes
Independente do estado vacinal, a vacinação contra febre amarela está contraindicada. Na impossibilidade de adiar a vacinação, como em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco de contrair a doença, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação.
Lactantes
A vacinação não está indicada, devendo ser adiada até a criança completar 6 meses de idade. Na impossibilidade de adiar a vacinação, como em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco de contrair a doença, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação.
Viajantes no Brasil
Viagens para áreas com recomendação de vacina no Brasil: vacinar-se antes da viagem. No caso de primeira dose, toma-la pelo menos 10 dias antes da viagem
Efeitos adversos possíveis da vacina
De forma geral, a vacina produz poucos efeitos colaterais. Mas podem acontecer episódios de dor no local, dor de cabeça e febre, entre cinco a dez dias depois da aplicação.
Porque maior de 60 anos só pode vacinar contra febre amarela com autorização médica ?
A vacina da febre amarela é composta de um vírus vivo atenuado. E os idosos quando estão recebendo a primeira dose têm um risco maior de desenvolver a doença viscerotrópica, que pode ser fatal. Mas é uma complicação muito rara: 1 para cada 250 mil doses aplicadas. Por isso, cada caso deve ser avaliado pelo médico.
o inicio da vacinação contra a febre amarela acontece nas 233 clinicas e postos de saúde neste sábado no Rio de janeiro e vai até o fim do ano. não precisa correr, pois é ela agora faz parte do calendário de vacinação. O atendimento começa a partir das 8 horas da manhã e vai até as 17 horas da tarde. Levem o cartão de vacinação!
Comments